Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Porque é tão importante dar uma pausa durante o expediente?

Porque é tão importante dar uma pausa durante o expediente?

As pausas podem ser um estímulo para sua produtividade.

Fazer pausas durante o trabalho pode aumentar sua produtividade.

Já tem algum tempo que o funcionário workaholic, que trabalha sem pausa, que não levanta da sua mesa para nada, não almoça, está o tempo todo conectado com a empresa e sempre fazendo horas extras deixou de um padrão admirado e exemplo a ser seguido. Cada dia que passa, as empresas estão mais e mais preocupadas com a saúde e o bem estar de seus colaboradores, afinal, quanto melhor eles estiverem, mais produtivos serão.

Seja o horário de almoço, aquela pausa para o cafézinho com os colegas, ou só levantar um pouco da sua mesa para esticar um a coluna, não importa! Essas pausas são essenciais para tornar a sua jornada de trabalho mais eficaz.

As pausas podem ser um estímulo para sua produtividade.

As pausas podem ser um estímulo para sua produtividade.

 

Dentre os benefícios que essas pausas podem te trazer, listamos algumas abaixo:

  • Aumenta sua inspiração – às vezes quando passamos muito tempo em cima de uma mesma tarefa, uma solução que buscamos que pode ser muito simples, pode parecer difícil de encontrar. Fazer um break ajuda a aumentar a inspiração e simplificar soluções.
  • Descansa sua visão – passar horas a fio na frente do computador pode ser muito prejudicial aos seus olhos. Pausas esporádicas ajudam a preservar a saúde da sua visão.
  • Evita lesões – ficar na mesma posição por horas pode gerar algumas doenças ocupacionais ou lesões por repetição. Dar um tempo da sua cadeira, pode te fazer mais saudável.
  • Alivia o stress e evita o esgotamento – quando a estamos com algum prazo apertado, ou a tensão está por todo escritório, é importante parar um pouco longe da situação para poder reavalia-la com outras perspectivas, evitando assim que você atinja o seu limite, ou que você tome alguma decisão precipitada.
  • Melhora o clima da empresa – com a rotina de trabalho, podemos ficar um pouco limitados aos nossos colegas de área e aos assuntos relacionados apenas à companhia. Uma pausa para um café em um outro andar, por exemplo, pode te apresentar a novos colaboradores, com quem você pode descobrir afinidades.

 

Esses são alguns dos motivos para que você tome coragem e faça aquela pausa merecida. Mas como organizar isso? Segundo pesquisa do site “Inc.”, o ideal é fazer uma pausa de 15 a 20 minutos, a cada bloco de trabalho de 60 a 90 minutos.

Mas cuidado! Checar seu email, acessar as redes sociais ou entrar naquele site de notícias, infelizmente não entram para essa pausa produtiva, afinal você tem que se sentir renovado após esse break, e não como se tivesse adiado suas tarefas. Para te ajudar, temos algumas dicas de como você pode aproveitar esse tempo:

  • Levante para dar uma caminhada;
  • Almoce fora do escritório, ou, se você come dentro da empresa, dê uma volta depois do seu horário de almoço;
  • Alongue-se, faça alguns exercícios de ginástica laboral;
  • Vá tomar um cafézinho fora da sua mesa;
  • Organize seu ambiente de trabalho;
  • Se tiver a oportunidade, tire um cochilo de 15 minutos;
  • Faça um lanche.

 

Essas são algumas medidas que certamente vão te ajudar a turbinar sua produtividade. E nós, da PerfTracker, estamos aqui para te ajudar nisso. Saiba mais sobre nós no site www.perftracker.com.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *