Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Mindfulness X Produtividade

Mindfulness X Produtividade

O mindfulness pode ser uma ferramenta muito poderosa pra sua produtividade.

Provavelmente, você já ouviu falar no conceito de mindfulness, não é mesmo? Mas como ele de fato afeta nossa produtividade?

A palavra mindfulness tem por definição literal, atenção plena. É um conjunto de recursos, ferramentas e técnicas que tem como intuito atingir um estado de consciência que envolve estar concentrado nos momentos que estamos vivendo, de uma maneira receptiva e sem julgamentos. Ou seja, é uma forma de viver o aqui e o agora, percebendo as sensações e emoções que as atividades cotidianas nos proporcionam de modo integral.

O mindfulness tem recebido uma grande atenção nas pesquisas e estudos, uma vez que seu impacto no trabalho é notável. Resultados apontam que a prática da atenção plena, pode contribuir para satisfação e melhor desemprenho no trabalho, regulação emocional, melhora no convívio social e redução no stress. Além disso, já falamos aqui no nosso blog, sobre como essa pode ser uma ferramenta importante para administração do tempo.

O mindfulness pode ser uma ferramenta muito poderosa pra sua produtividade.

O mindfulness pode ser uma ferramenta muito poderosa pra sua produtividade.

Um dos maiores desafios das empresas hoje em dia, está em proporcionar um ambiente saudável de trabalho, dentro de suas práticas organizacionais. E o mindfulness já traz comprovadamente benefícios desenvolvendo áreas do cérebro que aumentam a nossa capacidade de gerir conflitos, de nos comunicarmos de maneira mais eficaz, além de trazer ferramentas que nos permitem parar, e enxergar uma situação problema, e considerar todas as alternativas de resolução, ao invés de sermos reativos de imediato.

Empresas como o Google, Toyota, Bank of America e Starbucks são alguns exemplos de companhias que oferecem programas de incentivo a essa prática, e que são muito bem sucedidas. Segundo pesquisa com os participantes destes programas, 29% relataram diminuição nos sintomas de stress. Também relataram aumento de 26,5% no “agir com consciência”, 13% na eficácia pessoas e profissional e 26% nas habilidades de observação.

Os exercícios de mindfulness que você pode praticar são simples e podem ser aplicados no seu dia a dia. Você pode experimentar passar um tempo ao ar livre, apreciando a natureza e se concentrar na sua respiração, ou durante uma viagem sentar em um local e apenas apreciar suas cores, cheiros e viver como se fizesse parte daquele local, ou ao praticar esportes, sinta a adrenalina pelo seu corpo, e as sensações de bem estar que isso promove. Por fim, o mais literal dos exercícios é a própria meditação: procure um ambiente confortável, sente-se de maneira relaxada, respire pausadamente e experimente deixar os pensamentos fluírem.

Os efeitos da atenção plena são muito expressivos e podem atuar ativamente nos resultados das empresas. E para ajudar a otimizar a produtividade de sua equipe, nós da PerfTracker temos uma ferramenta que vai mudar sua maneira de trabalhar. Quer saber como? Acesse o nosso site www.perftracker.com.br e conheça.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *