Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

As Profissões do Futuro

As Profissões do Futuro

A tecnologia está mudando o cenário do ambiente de trabalho e novas oportunidades vem surgindo. E você, está preparado para o futuro?

O futuro já é presente. Estamos vivenciando o que muitos já chamam de “quarta revolução industrial”. Com ela, temos mudanças em todos os cenários, incluindo no nosso ambiente de trabalho e isso não importa em qual área você atua. Junto com esse boom de informações e tecnologias que surgem de maneira cada vez mais velozes, surgem oportunidades diferentes no mercado, novas profissões, assim como algumas, vão aos poucos sendo extintas.

O futuro vem trazendo novas oportunidades, e você, está preparado?

O futuro vem trazendo novas oportunidades, e você, está preparado?

Pesquisas da consultoria Mckinsey & Company mostram que com a tecnologia já existente hoje, é possível automatizar um terço das nossas atividades cotidianas, e dois terços das atividades profissionais. Esses dados podem a princípio gerar medo por parte da população que depende do seu emprego. Mas você já parou para pensar em quantas novas atividades podem surgir?

Segundo a especialista em futuro do trabalho, Elatia Abate, na Era dos robôs que estamos vivendo, as principais características que devem ser desenvolvidas para não “ficar para trás”, são o mindset: uma maneira mais flexível de pensar, mais colaborativa, cultivando relações e objetivos mais a longo prazo e a educação: entendendo de onde virão as próximas oportunidades e quais irão desaparecer.

Além dessas características, algumas habilidades devem ser trabalhadas para que você se desenvolva como profissional:

  • Crie seu próprio grupo: com o crescimento dos pequenos empreendedores, do crowdsourcing e do gig work (sendo o primeiro, uma ação para obter ideias, conteúdos e serviços através de contribuições por meio de comunidades virtuais, e o segundo, o ambiente ou mercado de trabalho que envolve trabalhadores temporários, e empresas que contratam esse tipo de trabalho), é preciso formar seu grupo, sua rede de contatos para abrir caminhos para sua carreira.
  • Seja resiliente: o futuro vai exigir mais do que a inteligência para saber utilizar as novas tecnologias, será necessário ter inteligência emocional e social, ser empático e pensamento coletivo.
  • Construa sua marca pessoal: com tantos profissionais no mercado, é importante que você seja conhecido e para isso, você precisa se posicionar com quem é você, e quem você quer se tornar.
  • Aprenda a conectar pontos de vista: lidar com diferentes visões e diferentes backgrounds pode parecer muito difícil a primeira vista. Mas para quem tiver flexibilidade para se adaptar a essa situação, pode ser uma oportunidade e tanto.
  • Saiba estabelecer uma relação com as máquinas: a robotização é um caminho sem volta, e a quantidade de máquinas as quais teremos que nos relacionar, só irá aumentar. Portanto, uma vez que elas tem uma linguagem própria, será importante aprender a utiliza-las de modo a extrair tudo que elas podem oferecer, e estabelecer uma relação da melhor maneira possível.

Complexo não é mesmo? E para te auxiliar a iniciar essa nova Era que está batendo na porta, a PerfTracker tem serviços para facilitar sua jornada! Acesse www.perftracker.com.br e saiba como!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *