Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

7 maneiras de Estimular sua Criatividade

7 maneiras de Estimular sua Criatividade

A criatividade é uma habilidade muito requisitada, mas que não está no nosso currículo. Como podemos trabalhar para sermos mais criativos?

A cada dia nossa criatividade vem sendo mais e mais exigida para resolver problemas, mas qual a melhor maneira de estimular e desenvolver essa característica?

Criatividade tem como definição: 1- qualidade ou característica de quem ou do que é criativo; 2- inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo, etc; 3- a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas, bem como a capacidade de transformar situações e inovar no modo de agir.

No nosso dia a dia, cada vez mais essa característica vem nos sendo exigida, principalmente durante o expediente. As pessoas criativas são no geral curiosas e buscam olhar as coisas de maneira diferente do senso comum, buscando sempre oportunidades. E quem não quer um colaborador que engrandeça seu time com essa visão, não é mesmo?

A criatividade é uma habilidade muito requisitada, mas que não está no nosso currículo. Como podemos trabalhar para sermos mais criativos?

A criatividade é uma habilidade muito requisitada, mas que não está no nosso currículo. Como podemos trabalhar para sermos mais criativos?

Muitas pessoas acreditam que a criatividade é uma característica nata, mas ela pode ser sim desenvolvida e estimulada com pequenas ações. Quer saber como? Anote então essas dicas:

  • Esteja aberto para tentativas e erros: se você teve uma ideia, e não tem certeza que ela vai dar certo, teste mesmo assim! Grandes soluções vem de testes que podem te apontar caminhos para resolver seus problemas.
  • Tenha referências: para gerar suas soluções, teorias e etc, você precisa ter um repertório rico nas quais elas possam se embasar. Leia, estude, converse com pessoas interessantes e mantenha-se sempre bem informado.
  • Tenha sempre por perto algum lugar para colocar suas ideias: pode ser um caderno de anotações, de desenho, um bloco de notas no celular, um gravador… não importa! A hora que você tiver um insight você deve ter onde colocar essa ideia para que ela não se perca.
  • Tenha com quem discutir suas ideias: pode ser alguém da família, cônjuge, colega de trabalho. Se você tiver uma pessoa com quem dividir suas ideias, seu projeto provavelmente terá uma base mais sólida, uma vez que a pessoa pode contribuir com uma nova visão, ou você mesmo, ao explicar sua ideia, descubra novas maneiras de aprimora-la.
  • Descanse: com a mente cansada, é muito difícil encontrar uma saída para os problemas, portanto, tire pausas para descansar (já falamos sobre isso aqui). As vezes, sair de cima do problema te inspira a encontrar respostas.
  • Saiba escutar: se você recebeu um feedback, uma opinião, ou um questionamento, saiba ouvir. Qualquer ponto em cima da sua ideia pode ser uma potencial fonte criativa muito poerosa.
  • Aprenda a observar ao seu redor e fazer perguntas: analise tudo cuidadosamente e aproveite para absorver ideias, questione sempre que possível, desta forma você estimula seu cérebro constantemente.

Essas pequenas atitudes podem ajudar a sua criatividade a ser estimulada e mudar seu modo de pensar e agir e trazer ótimos resultados para sua empresa. E se quiser potencializa-los, entre em contato conosco para conhecer nossas funcionalidades. Acesse: www.perftracker.com.br .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *