Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Revolução 4.0

Revolução 4.0

A Revolução 4.0 já é uma realidade que tem mudado nosso cotidiano. Entenda mais sobre isso.

Certamente você já ouviu falar na tal Revolução 4.0 Digital, mas o que realmente essa expressão engloba? Como ela vai impactar você e sua forma de trabalho?

A expressão “Revolução 4.0” foi criada por Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, e nos traz uma mudança de comportamento e paradigmas. Segundo Schwab, a industrialização atingiu uma nova fase, uma quarta fase, que irá novamente transformar a maneira como vivemos, trabalhos e nos relacionamos. Esse conceito explica a aplicação das novas tecnologias, que tem como características mais marcantes, a automação de tarefas e o controle de dados e informações.

Essa revolução vem baseada em quatro pilares do processo de transformação digital, são eles: cultura e liderança, business e inovação, tecnologia e criatividade e pessoas e expertise. “A quarta revolução industrial não é definida por um conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas, mas a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital”, segundo palavras do criador do conceito, em seu livro A Quarta Revolução Digital.

A Revolução 4.0 já é uma realidade que tem mudado nosso cotidiano. Entenda mais sobre isso.
A Revolução 4.0 já é uma realidade que tem mudado nosso cotidiano. Entenda mais sobre isso.

Quando falamos da Internet das Coisas (Internet of Things), Inteligência Artifical, Big Data Analytics, entre tantos outros conceitos, podemos enxergar claramente as mudanças que temos experimentado no nosso dia a dia. Por isso, podemos dizer que a Revolução 4.0 não é um conceito de tecnologia que está longe do nosso alcance, ou que levará certo tempo para nos atingir, como podemos dizer das outras revoluções experimentadas.

A automação, a inteligência artificial, estão chegando muito facilmente às nossas casas, modificando muitos de nossos hábitos e a maneira como nos relacionamos, por exemplo, com marcas e produtos. E nas empresas, como isso está sendo aplicado?

  • Através da Internet das coisas e de Big Data, as empresas tem conseguido obter dados, analisa-los e aplica-los em tempo real. O que nos faz afirmar que a maioria dos processos poderão ser realizados de forma mais ágil e mais produtiva.
  • Hoje, uma das maiores preocupações das empresas é com a segurança dos dados gerados. Afinal, o processo de armazenar, processar e proteger essa quantidade de dados que resultam da revolução 4.0, torna cada vez mais complexo o processo de segurança dos mesmos. Por isso, o armazenamento remoto, em nuvens e etc vem para que cada vez mais a tecnologia trabalhe a nosso favor.
  • Algumas tomadas de decisões, podem (e devem!) ser automatizadas, de maneira a economizar tempo e fazer com que o próprio sistema possa definir qual a melhor escolha a ser feita naquele momento. Informações que não dependam de uma interpretação tão complexa (que leve o em conta o tal fator humano), podem ser processadas e utilizadas da melhor maneira através da inteligência artificial.
  • A produção de acordo com a demanda, acoplar ou desacoplar módulos em uma produção, por exemplo, podem ser uma flexibilidade oferecida facilmente pelas novas tecnologias.

Cada vez mais, a Revolução 4.0 irá afetar o mercado como um todo. A criação de novos modelos de negócios, com um mercado cada vez mais exigente, e que demanda produtos e serviços cada vez mais personalizados, faz com que diversas empresas estejam em busca dessa adaptação, moldando o produto às necessidades e preferências de cada cliente.

Os profissionais não podem ficar de fora desse movimento. Já falamos aqui sobre o futuro do trabalho. Trabalhos manuais, repetitivos e que não utilizem de interpretação, vem sendo substituídos e muitos em breve deverão deixar de existir, e isso deve continuar a acontecer cada vez mais. Por outro lado, demandas como pesquisa, desenvolvimento, interpretação de dados trarão novas oportunidades de colocação para profissionais que sejam capacitados. E a formação multidisciplinar é cada vez mais imprescindível para que o colaborador saiba analisar e trabalhar com as diversidades de tecnologias que a Revolução 4.0 nos impõe.

Estar atento não é mais uma tarefa fácil e tranquila, a transformação a qual estamos sendo submetidos, nos coloca na iminência de uma nova Era, onde cada dia que passa, temos menos fronteiras: sejam elas físicas, digitais e até mesmo biológicas. Estamos vivendo uma Revolução tecnológica que nos promete modificar a maneira como o mundo funciona, gerando um crescimento econômico, com novas oportunidades de emprego mais qualificados e mudando o patamar de vida que temos hoje.

A tecnologia deve, cada vez mais, fazer parte do dia a dia de qualquer empresa, como forma de se destacar no mercado, otimizando processos e aumentando produtividade. E você, está preparado para todas as mudanças que essa revolução engloba? Nós da PerfTracker podemos te ajudar a abraçar esse movimento. Quer saber como? Acesse nosso site www.perftracker.com.br e conheça nossas funcionalidades! Nossos consultores estão sempre a disposição para tirar suas dúvidas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *