Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Saúde Mental x Produtividade

Saúde Mental x Produtividade

A saúde mental tem ligação direta com a produtividade dos colaboradores.

A manutenção da saúde mental é fundamental para a sua produtividade, ou dos seus colaboradores. Você sabe relacionar estes fatores?

Muitas pessoas quando ouvem falar de saúde mental, erroneamente pensam em doenças mentais severas, mas ter a saúde mental em dia, quer dizer muito mais do que isso. A Organização Mundial da Saúde, a OMS, define doenças mentais, como um conjunto de condições médicas que afetam o pensamento, o sentimento, o humor a capacidade de relacionar-se interpessoalmente, e a eficiência nas atividades cotidianas. A OMS, frisa que alguns dos principais fatores de risco para a saúde mental de trabalhadores, especificamente, são assédio e bullying, excesso de trabalho, jornadas inflexíveis e ameaça de desemprego.

Tendo isso em vista, muitas empresas tem cada dia mais se preocupado com essas questões, já que a produtividade dos seus colaboradores está diretamente ligada ao seu bem estar.

Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard apontou uma série de condições mentais que irão impactar fortemente a economia até 2030. Assuntos como ansiedade, depressão e burnout são temas que já ganharam holofotes dentro das companhias.

A saúde mental tem ligação direta com a produtividade dos colaboradores.
A saúde mental tem ligação direta com a produtividade dos colaboradores.

Mas e dentro da sua empresa, como está a saúde mental dos colaboradores?

Muitas mudanças vem ocorrendo tendo este cenário em vista. Companhias cientes da perda de produtividade causada principalmente por depressão e ansiedade, tem investido fortemente em programas de bem estar para seus funcionários, visando combater estas doenças. Programas de atividades físicas, acompanhamento psicológico, jornadas reduzidas ou home office, e muitos outros benefícios tem se destacado na tentativa de diminuir os alarmantes índices de funcionários afastados diariamente por conta da saúde mental.

De acordo com a OMS, empresas podem adotar intervenções como uma estratégia integrada de saúde e bem estar, que englobe prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação. Vale lembrar que ações das empresas nesse sentido podem – e devem ser executadas, uma vez que passamos boa parte do nosso tempo, trabalhando.

Em números de 2017, um estudo da OMS apontou que transtornos ligados a saúde mental dos colaboradores, custam cerca de 1 trilhão de dólares à economia global por ano.

Além de programas específicos, é importante criar na companhia um ambiente de trabalho saudável. Ambiente este, que envolve funcionários e gestores contribuindo ativamente para a promoção e proteção da saúde, da segurança e do bem-estar de todos os colaboradores.

E como abordar um tema tão delicado?

Um Guia publicado pelo Fórum Econômico Mundial, sugere que sejam feitas três abordagens dentro das organizações: a primeira, para proteger a saúde mental, reduzindo os possíveis fatores de risco. O segundo, é promover a saúde mental, desenvolvendo aspectos positivos de trabalho, dentro das habilidades dos empregados. E por  fim, estar ao lado do trabalhador para enfrentar os casos de problema de saúde mental, seja a causa qual for.

Este mesmo guia aponta que as empresas podem seguir os seguintes passos para criar um ambiente saudável: conhecer o ambiente e como ele pode ser adaptado para estimular a melhora da saúde mental dos diversos empregados, entender no mercado quais ações tem sido feitas neste sentido, e quais estão funcionando, dar voz aos colaboradores e por fim, disponibilizar ferramentas de apoio para que eles saibam onde podem encontrar ajuda, dentro ou fora da organização.

E como a PerfTracker pode te ajudar?

Dentro das medidas que podem ser tomadas, uma das mais comuns, é a flexibilização das jornadas de trabalho e novas modalidades, como o home office, citado anteriormente. E nós da PerfTracker podemos facilitar esse movimento! Com a nossa ferramenta, fica mais fácil entender como está a produtividade de cada um dos seus colaboradores, e monitorar o desempenho deles com a nova dinâmica de expediente. Quer saber mais? Acesse nosso site www.perftracker.com.br conheça nossas funcionalidades, e fale com os nossos consultores. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *