Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

5 dicas para conciliar vida pessoal e vida profissional em home office

5 dicas para conciliar vida pessoal e vida profissional em home office

Com o Home Office inserido como uma prática de um dia para o outro, como conciliar tudo?

A Pandemia do novo coronavírus trouxe consigo uma mudança comportamental muito complexa, como nós bem sabemos já. O home office que antes era quase que experimental em muitas empresas, se tornou obrigatório. E mais: não estamos sozinhos em casa trabalhando, nossos cônjuges, filhos, pais, irmãos, pets estão dividindo este espaço conosco e fazendo suas atividades.

Diante deste cenário, a vida profissional e a vida pessoal acabaram se cruzando com muita frequência nestes últimos tempos. Você certamente já fez uma reunião durante a quarentena, e crianças invadiram querendo participar, o pet subiu no teclado, o cônjuge entrou na sala para perguntar o que será feito para o jantar, não é mesmo? Seja do seu lado, seja como expectador.

O home office nos traz conflitos entre a vida pessoal e profissional, especialmente em tempos de pandemia.

Para te ajudar neste momento, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a tornar o home office melhor, mais produtivo e estabelecer algumas barreiras separando os aspectos da vida:

  1. Estabeleça horários: com certeza você já ouviu isso. Tendemos a buscar nos mostrar produtivos o tempo todo – em home office, com nosso equipamento e nossos materiais à disposição 24 horas por dia, acabamos caindo naquela tentação de “vou olhar só um email”, “vou finalizar aquela apresentação, é rapidinho”. E quando vemos, estamos há quatro horas na frente do computador a mais do nosso expediente, trabalhando em finais de semana etc. Mesmo que aquela esticadinha não “custe nada” você deve sim estabelecer horário de jornada. O descanso e a rotina são importantes inclusive para sua saúde – seja ela física ou mental. Estabeleça, portanto, o horário da sua jornada assim como você faz
  2. Vista-se para trabalhar: este hábito também vem sendo muito falado. Certamente você já ouviu ou leu sobre isso. E nós já falamos aqui no blog sobre este assunto. Mas é provado que seu cérebro recebe mensagens diferentes quando está vestido para trabalhar ou quando trabalha de pijama, por exemplo. Sua postura é muito influenciada pela leitura que seu cérebro faz. Portanto, se você optar por trabalhar de pijama, pode ser que seu cérebro entenda que não é hora de trabalho e sua produtividade caia drasticamente. Roupas confortáveis sim, mas estabeleça um cotidiano para que você tenha a percepção que não está de férias.
  3. Respeite as pausas: como já citado no primeiro item, os limites são fundamentais. Assim como horário de iniciar e finalizar sua jornada, você precisa estabelecer seu tempo de almoço, sem responder mensagens, ou em cima do computador. Além disso, assim como você faz pausas esporádicas para um café, ou bater um papo com os colegas de trabalho durante o expediente, é importante que você mantenha essa rotina em home office. Levantar, ter pausas de 10 minutos para um café, um alongamento, ou até mesmo checar como estão as crianças, deve sim ser feito.
  4. Mantenha o diálogo sempre: em momentos como o que estamos vivendo, de home office, home school e isolamento, ter um diálogo aberto e transparente, seja do líder para sua equipe, ou vice-versa é fundamental. Existem dias que, principalmente as pessoas que têm filhos, vão precisar de uma dedicação maior para as crianças, por exemplo. Em outros dias, talvez seu liderado não esteja se sentindo bem e precise de uma ajuda, mesmo que seja um bate papo virtual mesmo. Tudo isso, exige que a empatia seja amplamente exercitada – entenda o lado do outro e esteja aberto para conversar.
  5. Conheça seus limites: neste contexto, estamos tendo nossos limites testados ao extremo. São situações que fogem do nosso controle e é importante saber que está tudo bem não dar conta de tudo o tempo todo. Nenhum de nós foi preparado para lidar com essa questão e está tudo certo não se sentir bem e confortável e não saber como enfrentar. Além disso, cuidar neste momento da saúde mental é um quesito que deve ser fortemente trabalhado.

Com estes pequenos passos, fica mais fácil de estabelecer uma rotina dentro do home office que te possibilite conciliar de uma forma mais harmônica a vida pessoal e a vida profissional. E dentro do âmbito profissional, nós da PerfTracker podemos te ajudar. Nosso time de especialistas está preparado para facilitar este momento e alavancar sua produtividade. Quer saber mais? Acesse www.perftracker.com.br e entre em contato conosco!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *