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Employee Experience: afinal o que mudou?

Employee Experience: afinal o que mudou?

O termo employee experience não é uma novidade, mas como esse conceito se comportou com as mudanças que temos vivenciado?

Employee experience, ou o conhecido EX, é o conceito de ter o colaborador como foco central das decisões tomadas pelo RH de uma empresa, tendo como objetivo promover ações que visam o crescimento das equipes através do capital humano, pensando em garantir a conexão e sentimento de pertencimento dos colaboradores. Vivemos tempos que, de forma unânime se considera construir esse conceito dentro das empresas um passo imprescindível para garantir pessoas mais felizes, e com isso, mas produtivas dentro das companhias.

Porém, com a pandemia de COVID-19 invadindo abruptamente nossas vidas, a grande questão virou: como manter esse sentimento de pertencimento nesse período onde o trabalho remoto em massa é a realidade?

A verdade é que nestes tempos, muitas empresas descobriram de fato o quão valiosa é sua cultura e suas práticas e o quanto isso aproxima os colaboradores, mesmo que eles estejam distantes fisicamente. São tempos desafiadores, mesmo para empresas que se preocupam com manter um employee experience positivo e comunicaram de forma transparente sua cultura, suas ações e as medidas que seriam tomadas neste momento de crise.

Os planos estão em constante mudança, não temos nenhuma certeza do que está por vir, com isso, o stress, a ansiedade e a preocupação das pessoas aumentam de maneira significativa. E neste momento, é mais importante do que nunca, garantir uma experiência positiva para o colaborador. É fundamental se questionar o porquê essas pessoas escolhem estar na sua empresa, o porquê permanecem, e se perguntar se depois dessa pandemia, estes motivos serão os mesmos. Baseado nas suas ações durante a crise, seu colaborador sente orgulho em pertencer a esta empresa neste momento? Quando as coisas acalmarem, vão querer permanecer ao lado da sua companhia, ou só o fazem por medo de não terem outras oportunidades?

A experiência do colaborador, ou employee experience é muito importante para sua empresa.

A estratégia de base do employee experience se fundamenta em três pilares: comunicar, ouvir e responder. Comunicar é o básico, consiste na transparência, em garantir que as informações alcancem toda sua estrutura de maneira clara e direta. O ouvir é fundamental, e uma ferramenta muito poderosa para poder fazer um diagnóstico e entender quais as motivações e dores do seu colaborador. E por fim, o responder, que basicamente, é o retorno que você dá ao seu colaborador, de acordo com as colocações que ele te apresenta.

Estes são perguntas básicas para iniciar uma jornada profunda que é a de EX. Mas certamente se sua empresa passar por esse mergulho, vai conseguir colher resultados muito positivos, especialmente ligados a entregas e produtividade do time. E nós da PerfTracker podemos te ajudar nessa jornada! Nosso serviço oferece diagnósticos muito ricos de como seu time está produzindo e onde podem estar os gaps que podem ser melhorados. Quer saber mais? Acesse www.perftracker.com.br e fale com um de nossos consultores.

 

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