Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Procrastinação: não caia nessa!

Procrastinação: não caia nessa!

A procrastinação pode ser uma tentação quando trabalhamos de casa, mas este pode ser um hábito muito prejudicial no seu cotidiano.

Procrastinação, no dicionário tem como definição: transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair. Ou pode ser definida como uma lacuna entre a intenção e ação. Em um momento que muitos ainda estão trabalhando em formato home office, onde estamos teoricamente mais relaxados, em um ambiente mais familiar e que conta com mais distrações, é importante manter o foco para evitar a procrastinação que pode ser muito prejudicial para o seu dia a dia.

Procrastinar pode ser um hábito consciente ou inconsciente. E muitas das vezes, essa decisão acontece por você querer se dedicar a outras tarefas, que na maioria das vezes, são de menor importância e mais prazerosas no seu julgamento. Por exemplo, você precisa finalizar alguns números em um relatório para o seu chefe, mas ao invés disso, você respondeu alguns e-mails na sua caixa e parou para tomar um café: você procrastinou. Não que fazer pausas para o café, para esticar as pernas ou até mesmo para resolver coisas na sua casa não sejam super importantes. Mas elas não devem ser feitas só para adiar uma tarefa que você não quer fazer.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Estudar, em parceria com a MindMiners mostra que 52% dos respondentes afirmaram que a procrastinação é o principal inimigo da produtividade. E isso acontece por uma explicação: o cérebro humano tende a lutar contra tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços agora. Ele prefere recompensas imediatas. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para te ajudar a evitar a procrastinação:

  • Defina metas pequenas: não adianta definir metas megalomaníacas para começar. Em primeiro lugar, porque podem ser frustrantes caso você não atinja a sua meta. E também para que você entenda que as tarefas são menos difíceis e menos estressantes do que você pensava, e que podem ser mais agradáveis e fáceis de serem cumpridas.
  • Aprenda a gerir suas emoções: o seu humor no dia não pode ser uma desculpa para não realizar alguma tarefa. As emoções desagradáveis de cumprir algumas tarefas obrigatórias não podem fazer com que você as adie – encare-as de frente.
  • Inclua imprevistos nas suas metas: sabemos que imprevistos acontecem, mas eles não podem acabar com os seus planos. Dar fim à procrastinação, muitas vezes, envolve se planejar. Por isso, tenha uma visão que possa te apontar algumas situações críticas que podem surgir de modo a minimizá-las.
  • Não se puna: os sentimentos negativos, ou de repreensão, nada mais são do que desmotivadores que podem fazer com que você não consiga enxergar a situação como um todo e com clareza. Quando você procrastinar, você vai se sentir mal e se culpar, e isso alimenta os sentimentos ruins com relação a determinada tarefa, fazendo com que você continue querendo evita-la.

Anotou todas as dicas? Se quiser saber mais como potencializar a sua produtividade e evitar a procrastinação, nós da PerfTracker podemos te ajudar! Acesse nosso site www.perftracker.com.br conheça nossa ferramenta e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *