Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Timesheet: controlar ou não controlar?

Timesheet: controlar ou não controlar?

Timesheet é uma palavra que você certamente ouviu falar nos últimos tempos, mas e aí: devemos ou não controlar?

Timesheet é um recurso para controlar as horas trabalhadas de um colaborador e/ou equipe em cima de uma determinada tarefa. Com muitas empresas sendo pegas de surpresa pelo home office ocasionado pela pandemia, medir ou não medir timesheet se tornou uma questão polêmica.

Por mais que hoje as relações de trabalho tenham muito fundamento na confiança e muitas empresas não controlem o cotidiano dos seus funcionários remotamente, a gestão do timesheet é fundamental para a produtividade das equipes. E é sempre bom lembrar também que, um controle de timesheet é diferente do controle de ponto, por exemplo, que poderia implicar em questões legais nos contratos de teletrabalho dos colaboradores contratados na CLT.

Para as empresas, ter o controle do timesheet é muito importante, porque ele auxilia na precificação do produto e/ou serviço, afinal, sabendo quanto tempo cada uma das tarefas do time leva para ser concluída, é mais fácil mensurar o valor hora/homem para trazer o preço correto do seu serviço, ou da produção do seu produto, tornando-a mais competitiva. Além disso, é sabido que uma melhor gestão do tempo atua diretamente na produtividade do time.

Gerenciar e acompanhar mais de um projeto simultaneamente, avaliar com precisão as equipes de trabalho e economizar ou gerir melhor os recursos, estabelecer uma comunicação mais eficiente, são apenas alguns dos benefícios que a gestão do timesheet pode trazer às companhias.

E para cada um dos colaboradores, o controle do timesheet traz uma gestão mais transparente das suas atividades, e pode trazer uma reflexão importante de quais são as tarefas que tem roubado seu tempo: excesso de reuniões, por exemplo, ou até mesmo uma atividade que você deve fazer mas que não tem tanto know-how para tal, e por isso, leva mais tempo do que em uma outra que está “na sua praia”.  

Gerir seu tempo, pode fazer com que você reflita melhor como está empregando seus esforços, diminuir a procrastinação e te fazer enxergar habilidades que você não tinha antes. Imagine só: ao ver seu timesheet do mês, você descobre que leva muito menos tempo naquela tarefa que você achava dificílima, o que te faz desenvolvê-la com muito mais confiança a partir de então.

Seja através de controle manual, de aplicativos, softwares, não importa! Controlar o timesheet é um passo importante na gestão do tempo e do time. E se você está em busca de um diagnóstico mais aprofundado da produtividade do seu time, nós da PerfTracker podemos te ajudar! Acesse nosso site www.perftracker.com.br, conheça nossa ferramenta, e fale com um de nossos consultores para tirar suas dúvidas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *