Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 98101-6152
contato@perftracker.com.br

Produtividade: medindo resultados

Produtividade: medindo resultados

A produtividade no cenário do home office aumentou. Mas como mensurar de fato esses resultados?

A produtividade é um assunto em alta. Dados de pesquisa recente da Otrs Group, realizada com Alemanha, Brasil, Cingapura, EUA e México nos mostra um resultado animador frente à produtividade: 39% afirmam que podem trabalhar de maneira tão produtiva em seu escritório em casa quanto em escritório tradicional, já 43% afirmam que são até mais produtivos quando trabalham em casa. No Brasil, mais da metade dos entrevistados, 54% afirmam que podem trabalhar de forma mais produtiva em casa.

Mas como saber se estes resultados, de fato representam a verdade? Como gerenciar quanto os colaboradores estão sendo produtivos estando distantes? A resposta é simples: medindo e organizando. Já ouviu aquela máxima de que “o que não é medido, não é gerenciado”? Então, faça disso um direcional na sua empresa.

Para saber como seu time está produzindo, é preciso mensurar de maneira precisa.

Selecionamos aqui algumas dicas para te ajudar a estimular a produtividade na sua empresa:

  • Meça o timesheet: seja através de uma ferramenta, seja manualmente, o timesheet pode trazer diagnósticos bem interessantes de tarefas que você nem imagina, mas podem ser ladrões do seu tempo e da sua equipe.
  • Não deixe de utilizar a agenda: já falamos sobre isso por aqui, mas a agenda é um item fundamental para a organização do seu cotidiano e pode facilitar a priorização de tarefas
  • Treine: organize na sua empresa treinamentos, aulas, workshops que possam ensinar e incentivar seu time a produzir de maneira positiva. Afinal, o que pode ser óbvio para algumas pessoas, sobre como se organizar e produzir melhor, para outras nem tanto.
  • Utilize lembretes: seja na intranet, em e-mails marketing para o time, onde for o melhor canal para você – mas uma vez realizados estes treinamentos, alimente sua equipe com lembretes periodicamente.
  • Líderes devem estar próximos: mais do que nunca, e paradoxalmente, os líderes devem estar perto do seu time e acompanhar como está a evolução dele como um todo e dos indivíduos que o compõe.

Os dados do teletrabalho são muito positivos, especialmente em um momento que muitas empresas que antes eram resistentes ao trabalho em formato remoto, tiveram que aderir ao sistema por conta da pandemia de COVID-19. Muitas delas ainda não retornaram suas atividades presenciais por precaução e 41% dos colaboradores entrevistados da mesma pesquisa citada anteriormente, afirmam que gostariam de continuar trabalhando em home office permanentemente, mesmo após a pandemia, e 40% preferem uma mistura de home office e escritórios tradicionais.

E você, como está medindo o desempenho do seu time neste momento? O home office tem sido mais ou menos produtivo? Sua empresa vai aderir ao home office em definitivo? Ou está pensando em um modelo híbrido? São muitas perguntas que certamente estão acompanhando os donos e líderes das companhias. E se você quiser entender melhor como sua equipe está trabalhando para tomar uma decisão mais segura, entre em contato conosco. Acesse www.perftracker.com.br, conheça nossa ferramenta e gerencie seu time à distância!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COVID-19 | Licenças home office gratuitas



OMS recomenda: todos que puderem ficar em casa, continuem suas atividades em isolamento!