Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Inteligência artificial: máquinas e homens lado a lado.

Inteligência artificial: máquinas e homens lado a lado.

A Inteligência Artificial chegou para ficar, mas como lidaremos com ela?

A inteligência artificial há tempos já não faz só parte daqueles filmes de ficção científica que costumávamos assistir na Sessão da Tarde. O termo, que tem como significado: ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes, dos últimos anos para cá, com o que se denominou Revolução 4.0 tem mudado radicalmente nosso cotidiano e nossas relações. Entretenimento, segurança, logística, medicina, mercado de trabalho: tudo hoje conta com a interferência dessa tecnologia.

Mas, existe um engano – e um medo – muito comuns que causam dúvidas sobre a adoção dessas facilidades: com essa evolução, o homem perde sua função? Seremos substituídos? E a resposta é bem simples e clara: não!! Cada dia mais tarefas serão automatizadas sim com o objetivo de melhorar a eficiência, porém, o homem ganhará novas funções com esse processo, em um processo de coexistência, complementaridade, e não de substituição. Afinal, por mais que a tecnologia evolua, a inteligência artificial não pode substituir, por exemplo, a inteligência emocional do ser humano.

A inteligência artificial é uma realidade no nosso cotidiano. Mas qual impacto essa tecnologia pode trazer? Como nos relacionamos com ela?

E fique tranquilo, porque essa não é uma preocupação só sua. Hoje já existe inclusive projetos, como o AI Industry Board (Comitê da Indústria para Inteligência Artificial) criado pela Microsoft junto a outras empresas e organizações no Brasil com o intuito de discutir a utilização de maneira ética e responsável da Inteligência Artificial, além dos desafios e oportunidades impostos pela tecnologia, boas práticas e a ideia de aprenderem juntos sobre o tema.

O presidente do MIT (Massachusetts Institute of Technology), L. Rafael Reif, uma vez declarou “Reinventar o futuro do trabalho precisa ser um esforço de toda sociedade. A automação irá transformar nosso trabalho, nossas vidas e nossa sociedade. Se o resultado é inclusivo ou exclusivo, justo ou menos justo, depende de nós.”

Este é um tema que ainda gera muitas dúvidas, mas é certamente um caminho sem volta. A tecnologia está aí e precisamos aprender a melhor maneira de conviver com ela. E para facilitar nesse processo, nós da PerfTracker podemos te ajudar.Nossa ferramenta dispões de inteligência para apontar quais processos podem ser automatizados para que seu time foque nas tarefas que exigem o olhar humano. Quer saber mais? Acesse nosso site www.perftracker.com.br e fale com um de nossos especialistas. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *