Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Silver Talents

Silver Talents

Os silver talents vem ganhando seu espaço no mercado.

Silver talent é um termo que surgiu recentemente no mercado, definindo a força de trabalho acima de 60 anos, que por muito tempo foi menosprezada pelas empresas. O termo e o público 60+ vem ganhando seu espaço, oferecendo benefícios múltiplos para as companhias.

Segundo dados do IBGE, só do ano de 2012 para 2018, os idosos aumentaram significativamente sua participação no mercado, saltando de 5,9% para 7,2%, tendência essa que segue em alta. Hoje, os silver talents, ou talentos maduros, diferente de anos atrás, acreditam que não precisam se retirar do mercado, uma vez que ainda se sentem aptos a desempenhar um bom trabalho.

Os silver talents vem ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Aliado a isso, a expectativa de vida da população está aumentando. Segundo ainda o IBGE, em 2019 a população de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões, já sendo superior ao de crianças com até 9 anos de idade. De 2012 a 2019, o Brasil ganhou 7,5 milhões de pessoas acima de 60 anos, representando um aumento de 29,5% nesta faixa da população.

De acordo com as estimativas e projeções do Instituto, até 2047, a população idosa deve seguir em amplo crescimento quando atingirá a marca de 233,2 milhões de pessoas, representando 25,5% da população, enquanto as crianças que hoje representam 21% do total de habitantes, será reduzida a 15% até 2060.

Por isso, mais do que nunca as empresas precisam manter o olhar focado nessa faixa da população, seja como consumidores de suas marcas, seja como colaboradores em sua estrutura. Listamos abaixo alguns benefícios que os silver talents podem trazer para o seu cotidiano:

  • Experiência profissional: ao contratar um profissional acima dos 60 anos, você certamente terá um colaborador com uma extensa bagagem profissional com uma mão de obra muito qualificada. Especialmente se esta pessoa trabalhou durante muitos anos no mesmo ramo.
  • Maturidade: é claro que a ânsia por novidades e a velocidade dos jovens pode ser sim muito positiva para a empresa. Mas a experiência de vida de um silver talent faz com que eles sejam mais maduros e com isso mais prudentes e responsáveis, sabendo lidar melhor com situações adiversas.
  • Intergeracionalidade: esse termo também vem sendo muito usado e aplicado no mercado. Ao unir os mais jovens com os mais velhos, o resultado pode ser uma união de competências distintas que se complementam de uma maneira muito poderosa.
  • Comprometimento: os silver talents são também conhecidos por serem mais comprometidos e dedicados, menos efêmeros que os colaboradores mais jovens. Ao longo do tempo, as pessoas mais velhas adquirem também características como persistência e perseverança.

E aí, já está convencido de que precisa de contar com um silver talent entre os seus colaboradores? E para te ajudar a gerenciá-los junto ao seu time, nós da PerfTracker podemos te ajudar! Nossa ferramenta oferece a melhor opção de gestão remota do mercado. Quer saber mais? Acesse www.perftracker.com.br e conheça mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *