Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Proatividade: desenvolva já essa habilidade

Proatividade: desenvolva já essa habilidade

A proatividade é uma das habilidades mais requerida no mundo corporativo. Aprenda a desenvolver essa característica e facilitar sua gestão de riscos.

Tenho certeza que você ou já disse ou já ouviu em uma entrevista de emprego, quando questionado sobre suas qualidades, que o entrevistado responde “sou uma pessoa muito pró ativa”, não é verdade? Mas você sabe o que é proatividade? Você sabia que essa pode ser uma habilidade desenvolvida?

Proatividade, segundo o dicionário é: característica de quem busca identificar ou resolver os problemas por antecipação, com antecedência; presteza, diligência. A palavra é muito falada no meio corporativo. Como citado acima, nas entrevistas de emprego essa é uma das habilidades que são citadas (e buscadas!). Sabe-se que essa é uma das cinco habilidades de 60% dos empregadores buscam nos profissionais.

Mas ao contrário do que as pessoas podem pensar, a proatividade é uma habilidade que é possível sim ser desenvolvida. Um indivíduo proativo não espera que as situações guiem suas ações, porque está no controle. Por isso, desenvolver essa característica pode ser fundamental para algumas esferas da sua vida.

Ser proativo não pode ser confundido com ter iniciativa, ou ser produtivo, por mais que estes dois conceitos estejam englobados na proatividade. Ser o primeiro a propor ou realizar algo, ter disposição e energia não são suficientes para considerarmos alguém proativo. É preciso que além de iniciativa, a pessoa também inove e surpreenda com as soluções apresentadas, além disso, deve saber agir com antecipação frente aos problemas (de preferência, de modo a evita-los). Além de mostrar participação, deve dar ideias que possam abrir os horizontes para novas perspectivas.

Engana-se quem pensa que ser multitarefas é ter proatividade. Existe a confusão que quem é proativo faz várias atividades ao mesmo tempo, se divide em várias tarefas e segue prazos a risca, onde o foco fica em finalizar as tarefas antes do chefe (ou do prazo!) mandar. Mas não é só isso, proatividade requer olhar adiante, saber se planejar, assumir riscos e ter controle nas decisões tomadas, com objetivos claro em vista, isso é o que faz com que proatividade seja diferente da produtividade.

Não é por menos que os profissionais com essas características são tão valorizados: pessoas com essa habilidade estão sempre abertas a encarar novos desafios e mudanças e fazem metas e objetivos se tornarem resultados e realidade. Ainda não se convenceu?

Confira alguns benefícios das pessoas proativas:

· Raramente ficam desempregados: essas pessoas tem grande competitividade no mercado de trabalho.

· Tem alta probabilidade de serem bem sucedidos: notados por sua eficiência e pelos seus resultados, sempre surgem oportunidades de aumentos e ascensão a melhores cargos.

· Tem uma grande facilidade de gestão de tempo: como não são surpreendidos pelas situações, não tem dificuldades para se organizar e não deixam as tarefas para última hora. Isso faz com que tempo não seja um problema para estes profissionais.

· São mais felizes: os proativos são pessoas mais satisfeitas, porque estão sempre em evolução e motivados em busca dos seus objetivos, que em muitas das vezes são alcançados.

Se convenceu? Então separamos aqui algumas dicas de como desenvolver essa habilidade para enriquecer tanto sua carreira, quanto sua vida pessoal:

1. Autoconhecimento: o primeiro passo, sem sombra de dúvidas, para desenvolver essa característica é se conhecer. Sabendo quais são suas facilidades, quais os pontos que podem melhorar, quais suas limitações, fica mais fácil traçar suas metas de maneira mais assertiva para trabalhar.

2. Empenho: se empenhe na realização das suas tarefas e tomadas de decisão. A procrastinação (já falamos dela aqui, lembra?) é um dos principais empecilhos para o desenvolvimento desta habilidade.

3. Planeje-se: o planejamento é a palavra chave na vida da maioria de qualquer profissional. Mas principalmente, uma vez que você tem um planejamento estabelecido, você vai englobar nele o risco de gestões, e com isso, vai conseguir lidar com todos os problemas que podem aparecer.

4. Tenha o famoso “jogo de cintura”: como citado no tópico acima, problemas podem e vão aparecer no caminho. Porém, se você tem planejamento, e está seguro e alinhado com seus objetivos, basta um pouco de jogo de cintura para traçar novos planos para solucionar a situação e não se perder na jornada. Mostre-se também, aberto às novidades e pronto para colocar em prática.

5. Tenha boas inspirações: nós somos sim influenciados pelo ambiente onde vivemos. Portanto, cercar-se de pessoas que sejam proativas, pode ser uma maneira muito rica de trocar conhecimento e ter exemplos para saber como agir sempre da melhor maneira.

6. Esteja envolvido: participar de todas as etapas do processo, seja de qualquer tarefa que você está desenvolvendo, facilita com que você se antecipe e saiba de todas as intercorrências que podem acontecer. Conheça o negócio no qual você está envolvido, assim você nunca será pego desprevenido e saberá quais as melhores ações deverá tomar.

7. Seja focado: ao invés de gastar seu tempo procurando quem foi o culpado pelo problema, a pessoa proativa usa seu tempo com foco na busca por soluções. Uma vez resolvida a questão, aí sim você pode aprender com os erros para evitar que isso se repita.

8. Crie oportunidades: uma pessoa proativa, nada mais é do que alguém que cria oportunidades. Com essa habilidade desenvolvida, o indivíduo se torna capaz de criar situações, ao invés de esperar que elas simplesmente caiam no seu colo. A proatividade promove a ação, faz com que você seja protagonista dos seus sonhos e objetivos.

Sabemos que nem sempre esse é um percurso fácil de trilhar. Todo desenvolvimento de habilidades requer um processo lento e interno, e esse não é diferente. Mas isso pode também ser estimulado pela empresa. Com líderes que demonstrem e inspirem esse tipo de comportamento, com reconhecimento quando alguma ação contribuir com a companhia, e claro, com treinamentos e cursos que possam ajudar o colaborador a se desenvolver da melhor maneira.

Anotou todas as dicas? E sua empresa, tem essa política para estimular a proatividade dos seus colaboradores? Deixe a PerfTracker te ajudar a fazer com que os colaboradores sejam mais proativos e produtivos! Quer saber mais? Acesse o site www.perftracker.com.br e conheça os benefícios que nossa ferramenta pode oferecer para sua companhia!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *