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Reinventar: a necessidade dos novos tempos

Reinventar: a necessidade dos novos tempos

Se reinventar em período de pandemia, virou quase que necessidade básica, mas como dar os primeiros passos?

Reinventar, por definição no dicionário, quer dizer: tornar a inventar; recriar uma solução para um problema antigo mas que exige uma nova abordagem; reelaborar. E neste momento que fomos atingidos de frente por uma pandemia que trouxe consigo uma grande crise econômica e social, esse verbo nunca foi tão utilizado.

Empresas foram forçadas a remodelar seu negócio: formas de atendimento, maneira de venda, entrega, estratégia e um novo mindset regem o que muitos tem chamado de novo normal, que no fim, de normal não tem nada para ninguém. Lojas agora atendem online e tem uma logística de entrega dos seus produtos, vendedores atendem seus clientes por vídeochamada para conseguir mostrar suas peças, funcionários do setor de eventos, tem repensado e remodelado seus eventos para o formato online, vemos até hoje shows em estádios em formato drive-in, respeitando isolamento social. São novos tempos.

Se reinventar deve ser um processo contínuo.

Todos nós fomos chamados a nos reinventar, a repensar seja o negócio como um todo, seja o modelo de trabalho, ou nós mesmo, profissionalmente. Tudo que antes era um plano que poderia parecer distante, que ficava lindo sendo apresentado no Power Point, teve que virar realidade, ou adaptado para uma nova realidade.

Mas como se reinventar? Como transformar essa mudança em realidade? Separamos aqui, algumas dicas simples e algumas reflexões para que você possa dar esse primeiro passo!

  • Elenque as soluções/produtos que sua empresa oferece: assim você pode fazer um cruzamento entre o que sua empresa oferece, e o que as pessoas estão precisando na atual circunstância. Se caso não seja possível fazer essa ligação, você terá então que estudar novos mercados e então criar novas soluções para oferecer aos seus clientes.
  • Faça um mapeamento dos problemas que as pessoas tem hoje: isso vai te ajudar a criar novas soluções e/ou entender onde seu produto pode ser inserido no contexto que o mercado tem passado. Ele pode ser para empresas que atendem consumidor final, ou para empresas que atendem outros negócios, basta investigar qual dor seu cliente está passando e que precisa de uma solução que você possa oferecer.
  • Entenda toda capacidade da sua empresa: muitas vezes no cotidiano corrido, não temos a oportunidade de analisar outras soluções que a sua empresa pode oferecer, que pode ser muito simples, mas que no cotidiano não enxergamos. Portanto, pare para entender o que sua empresa tem de capacidade – o que pode oferecer de novidades, o que ela faz que já não tem mais tanta utilidade.
  • Busque ferramentas novas: para repensar o negócio, é preciso também repensar em quais ferramentas você utiliza. Hoje, o exercício da digitalização, por exemplo, é quase que obrigatório. O que você tem utilizado de novas ferramentas para os seus clientes? Busque novas soluções e se reinvente.
  • Repense sua estratégia e modelo de negócios: a crise costuma ser um momento importante para reavaliar o modelo de negócios não só a curto prazo, para suprir a necessidade de sobrevivência, mas também a médio e longo prazo. É importante ler se a estratégia que você está criando agora, vai sobreviver ao “pós-crise”.

São pequenos passos e reflexões como esses que podem ajudar o seu negócio a se reinventar. E todas as dicas elencadas acima, podem ser aplicadas a você como profissional também, para que você entenda como pode evoluir neste momento.

E nós da PerfTracker, podemos te ajudar neste movimento para se reinventar. Nossa ferramenta oferece soluções que podem mapear a dinâmica da sua empresa e trazer um rico diagnóstico de como você pode mudar seu modelo de negócios. Para mais informações acesse www.perftracker.com.br e fale com um de nossos consultores.

 

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