Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

A liderança e o Home Office

A liderança e o Home Office

A liderança sempre teve um papel difícil, mas muito importante no cotidiano das empresas. Com o teletrabalho, essa responsabilidade aumentou!

Liderança tem uma atuação fundamental para o bom funcionamento das empresas. O papel de um líder passa por motivar, inspirar, zelar e interpretar cada um dos colaboradores que formam seu time. Gerir pessoas também pressupõe entender a capacidade de cada um versus a exigência que a demanda contempla, além de contar com o contexto e em cima de tudo isso, tomar boas decisões. Um desafio e tanto, não?

A liderança ganhou um protagonismo muito grande nos tempos de home office.

Mas, o conceito de liderança eficaz vem abraçando novos desafios: com o advento do home office, paradoxalmente os líderes têm que ficar mais próximos dos seus respectivos times. Se antes, no dia a dia presencialmente era mais fácil entender como o colaborador estava no cotidiano, como estava desempenhando suas funções e como era a relação com os colegas de equipe, hoje, esses exercícios se tornaram mais complexos. Por isso, separamos aqui algumas dicas para ajudar você a liderar nesse novo momento:

  • Aproximação: nem sempre é fácil se aproximar do seu time.Muitas vezes, por conta do estigma de “chefe” as pessoas se fecham para uma comunicação. Mas, experimente uma aproximação, convide seu time para um happy hour – mesmo que online onde o assunto não seja trabalho, onde vocês possam falar de família, hobbies e até encontrar interesses em comum.
  • Escuta ativa: escutar os colaboradores já faz parte do escopo da liderança, mas experimente executar a escuta ativa. Essa ferramenta consiste basicamente em escutar, de fato o que o outro tem a dizer, demonstrando interesse genuíno pelo assunto. Quando perguntar “oi, tudo bem?” não pergunte por perguntar, ou por formalidade. Pergunte querendo saber de fato a resposta.
  • Empatia: coloque-se no lugar do colaborador, tendo essa aproximação citada acima, você vai saber por exemplo quando ele está com algum problema, assim, use a empatia para compreender melhor o porquê talvez ele não esteja entregando o esperado.
  • Autonomia: mostre ao seu time que você tem confiança nele dando confiança para que exerçam suas funções, o trabalho certamente fluirá muito melhor.
  • Estabeleça acordos: hoje, os assuntos profissionais e pessoais estão no mesmo lugar: dentro da casa das pessoas. Por isso, é importante fazer acordos e combinados com o seu time, para que possam estabelecer limites entre esses dois âmbitos. Saiba a hora de parar, respeite horário de almoço, finais de semana e descanso, isso certamente te dará um time mais produtivo e confiante na sua liderança.

Anotou por aí as dicas? Esses são apenas alguns passos bem simples para que você possa adotar e simplificar o seu cotidiano nesse contexto que vivemos. E nós da PerfTracker podemos te ajudar a entender como está a produtividade do seu time de maneira remota para dar um boost na sua equipe. Quer saber como? Acesse nosso site www.perftracker.com.br e fale com um de nossos consultores para conhecer nosso produto!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *