Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Ética: a pedra fundamental

Ética: a pedra fundamental

As soft skills nunca foram tão fundamentais como nos tempos que estamos vivendo. E a base principal disso é a ética.

Ética, substantivo feminino que tem como definição no dicionário: parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. Por extensão: conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Um profissional com ética é considerado aquele que atua conforme seus valores e os da empresa e que atua diariamente com educação e respeito com relação aos seus colegas e subordinados e busca a cooperação e comportamentos que priorizem a evolução do time.

A ética, entre as habilidades e características dos profissionais, é uma das principais.

As competências técnicas deixaram de ser um diferencial. Cada vez mais, as soft skills estão sendo valorizadas, e fazendo com que os colaboradores se destaquem entre os demais e a ética é a pedra fundamental destes comportamentos avaliados nos dias de hoje. De nada adianta uma empresa ter um código de ética, e contratar funcionários com as melhores especificações técnicas se eles não sabem aplicar isso no seu cotidiano.

Por isso, separamos aqui alguns tópicos para desenvolver práticas éticas dentro da sua empresa:

Estabeleça canais de denúncias: não basta ter atitudes éticas, é preciso denunciar comportamentos que possam ir contra o padrão ético para que isso não se repita.

-Treine os seus colaboradores: se as empresas querem ter colaboradores éticos, é preciso capacita-los para tal e reforçar esse tópico de tempos em tempos através de reciclagens.

-Deixe seus valores claros: uma empresa que tem os valores bem definidos e divulga essa mensagem para seu time, tem maior probabilidade de fazer com que seus funcionários reflitam sobre eles antes de agir em algumas circunstâncias.

-Tenha um suporte: pode ser o time de RH, podem ser os gestores da equipe, é fundamental que o colaborador tenha alguém a quem recorrer caso precise de aconselhamento com relação a algum tipo de comportamento.

Entre os ganhos em ter uma equipe com ética no trabalho, estão a evolução como equipe, no clima organizacional e o ganho da produtividade. Ou seja, a ética em todos os níveis da empresa é vital para o seu bom funcionamento, gerando resultados positivos. E gerir a produtividade da sua organização é um desafio diário, e nisso a PerfTracker pode te ajudar. Acesse www.perftracker.com.br conheça nossas funcionalidades, e descubra como!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *