Avenida Paulista, 2202, São Paulo, Brasil
+55 11 4673-0515
contato@perftracker.com.br

Como as Cores podem Influenciar seu Local de Trabalho?

Como as Cores podem Influenciar seu Local de Trabalho?

As cores podem influenciar diretamente na sua produtividade, você sabia?

Um aspecto que pode parecer banal pode fazer a diferença no seu expediente.

Eleger as cores para seu ambiente de trabalho pode parecer uma tarefa insignificante ou apenas por questões de decoração. Mas você já parou para pensar que a cor eleita pode afetar diretamente a sua produtividade e seu humor durante o serviço?

As primeiras pesquisas sobre a psicologia das cores foram feitas pelo psiquiatra Carl Jung, que explorou isso como uma ferramenta da psicoterapia. Ele afirmou que cada cor tem um significado, que cada uma delas provoca um comportamento e seu significado depende do que foi aprendido, do biológico e/ou do contexto onde ela está colocada.

As cores podem influenciar diretamente na sua produtividade, você sabia?

As cores podem influenciar diretamente na sua produtividade, você sabia?

As cores podem ser inseridas em dois grandes grupos: as cores quentes – como laranja, amarelo, vermelho que trazem uma sensação de calor, de conforto, mas ao mesmo tempo podem gerar raiva – e as cores frias – como azul, roxo e verde que remetem à sentimentos mais calmos, serenos, ou de tristeza.

Além disso, algumas cores tem influência na nossa percepção: cores quentes dão a impressão de que os objetos estão mais próximos, e que o espaço é menor. Ainda, eles dão a sensação de passagem mais rápida de tempo. Já os tons frios, ampliam a impressão de espaço e também de que o tempo passa de maneira mais devagar.

Listamos aqui algumas cores e seus efeitos no ambiente de trabalho:

  • Verde: o verde, nos tons mais claros remete à calma e tranquilidade. Já os tons mais escuros, demonstram a sensação de depressão, portanto, não são recomendados.
  • Roxo: essa é uma cor que estimula a criatividade, faz com que as pessoas fiquem mais calmas e estimula o bem estar. Mas quando usada em excesso, pode trazer o efeito exatamente contrário, portanto o indicado é que seja pintado apenas uma pequena parte do ambiente neste tom.
  • Azul: em tons não muito escuros, o azul traz energia de maneira ponderada para o ambiente. É muito indicada para locais como salas de reunião, por exemplo.
  • Amarelo: o amarelo é conhecido por iluminar o ambiente, trazendo vida e alegria, especialmente indicado para locais que exigem muita concentração. Se usado em demasia, pode ser um ambiente angustiante e cansativo.
  • Vermelho: esse tom demanda cuidado porque pode deixar o clima do escritório muito estressante. Mas se usado com cautela, pode deixar o ambiente mais dinâmico e animado.
  • Branco: por ser uma cor neutra, ele pode fazer com que as pessoas se sintam inertes e sem motivação e ao mesmo tempo, faz com que o ambiente pareça maior do que é. Portanto, a dica é colocar alguns móveis coloridos, ou pintar uma parede de outro tom, se o branco for sua escolha

E você, já escolheu a cor ideal para o seu escritório? Seja seu ambiente uma empresa, ou se você faz home office, é importante levar a cor em consideração para que isso não afete sua produtividade! E por falar em produtividade, você sabe como sua equipe está se saindo? O quanto produz, ou quais os pontos impedem que ela seja mais eficaz? Não? Então acesse o site da PerfTracker: www.perftracker.com.br e descubra como podemos te ajudar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.